Na vanguarda da arte
André Dib
Recife, domingo, 17 de abril de 2011
Diario foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, no World Press Cartoon, em Portugal
O cartunista Samuca, da equipe de arte do Diario, foi um dos destaques do World Press Cartoon 2011, realizado em Sintra, Portugal, no último 8 de abril. Trata-se do mais importante salão editorial do mundo, que premiou Samuca com o primeiro lugar na categoria desenho de humor. A obra, publicada em março de 2010 na página Opinião, é intitulada Pedofilia e faz referência à série de escândalos envolvendo líderes da Igreja Católica, acusados de abusar sexualmente de crianças e adolescentes. O prêmio máximo foi concedido ao australiano David Rowe, pela arte editorial Wikileaks and Uncle Sam, publicado em dezembro no jornal The Sun-Herald, que mostra Julian Assange descortinando o Tio Sam para o mundo.
“É um dos salões mais organizados de que eu já participei. Desde o corpo de jurados, formado por cartunistas consagrados, à cerimônia rigorosa, que só revela a colocação do artista na hora da premiação”, diz Samuca. Sobre sua charge, ele conta que fez no auge da cobrança internacional para que o papa se posicionasse sobre o assunto.
“Fiz os padres como se fossem suspeitos aguardando identificação durante inquérito policial, por isso todos estão de frente e o criminoso se denuncia com a chupeta no lugar do crucifixo. Outros detalhes foram pensados, por exemplo, o fundo foi concebido como um cálice, que faz um degradê que vai do vinho para o sangue, símbolos caros para o catolicismo”.
Escolhidos entre 822 inscrições, de 462 autores de 70 países, todos os trabalhos de artistas do Diario foram selecionados pelo WPC 2011: três de Samuca; três de Jarbas, premiado em 2010 com o segundo lugar na categoria editorial e este ano com menção honrosa por desenho sobre a fome; uma caricatura de Greg sobre Maradona e uma arte editorial de Christiano Mascaro sobre o Twitter.
Eles participam de exposição, aberta até 30 de junho, no Museu de Arte Moderna de Sintra e depois em outras cidades de Portugal e da Espanha. E também podem ser vistos em catálogo com 401 obras destacadas pelo salão, que pode ser encomendado pelo site www.mediabooks.com.
Pelo quinto ano consecutivo sendo contemplado pelo WPC, evento criado para prestigiar o desenho de humor na imprensa, o Diario se reafirma enquanto veículo capaz de unir a urgência da notícia com a vanguarda das artes gráficas. Isso o coloca no nível de publicações como Le Monde, El País, Financial Times e The Independent.
A valorização do humor gráfico na mídia é vista por Samuca como rara e digna de respeito. “No Brasil temos o Salão de Desenho para Imprensa do Rio Grande do Sul e o Salão Carioca de Humor que tem uma categoria para trabalhos impressos. Mas a regra para os salões é o ineditismo e isso pode ser um problema para a charge, que tem tempo de validade. Sem falar que eventos para trabalhos publicados incentivam tanto o profissional quanto a publicação”.
No comments:
Post a Comment